
Cartórios de notas registram aumento de atos digitais em São Paulo
O Estado de São Paulo alcançou a marca de 548 mil atos notariais realizados de forma 100% online pelo e-Notariado, plataforma que permite que a prática de atos como escrituras de compra e venda, doação, procurações, divórcios, testamentos e inventários em meio eletrônico. O sistema, que tem registrado aumento contínuo desde seu lançamento, já realizou mais de 477 mil escrituras e quase 70 mil procurações digitais, além de quase 350 testamentos online e mais de 1.6 mil atas notariais.
Desenvolvida pelo Colégio Notarial do Brasil - Conselho Federal (CNB/CF) e lançada durante a pandemia de Covid-19, a plataforma modernizou a prática de atos notariais no Brasil, permitindo que os serviços sejam realizados à distância, sem a necessidade de deslocamento ao cartório.
Em dezembro de 2024, foi registrado o maior volume mensal da história da plataforma, com mais de 25,2 mil atos digitais realizados Estado afora, consolidando a preferência pelos serviços online. 2024 também marcou um crescimento expressivo de 42% em relação a 2023, refletindo o aumento da adesão da população aos serviços digitais.
Além das escrituras e procurações, que também podem ser feitas presencialmente em qualquer cartório de notas, a plataforma oferece outros serviços exclusivamente digitais, como a AEV - Autorização Eletrônica de Viagem, a AEDO - Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos e o e-Not Assina, sistema de assinaturas digitais com validade jurídica.